Para tratar a dependência química e outros transtornos de impulso é necessário compreender o adicto como um todo, considerando sua complexidade e história de vida.. O foco do tratamento é estimular o dependente químico a desenvolver uma nova forma de viver, permanecer em abstinência de substâncias psicoativas e adotar novos hábitos e comportamentos. Para auxiliar nesse processo, dispomos de um ambiente humanizado, aconchegante e tranquilo, que propicia ao indivíduo o recolhimento necessário, para encontrar as respostas e potencializar os resultados do seu tratamento.
Isto inclui:
• Utilizar o Modelo Minnesota, que mundialmente se consolidou como a metodologia mais eficaz, para tratar dependência química e outros transtornos de impulsos;
• Prescrever um plano de tratamento terapêutico individualizado, para atender as demandas específicas de cada caso;
• Realizar diversas atividades terapêuticas como: palestras didáticas, leituras, dinâmicas, grupos sentimentos, vídeos especializados, hidroginástica, educação física e grupo estória, dentre outras. Tendo como objetivos intensificar o autoconhecimento e o processo psicoeducativo;
• Propiciar a convivência num contexto grupal onde a partilha é estimulada, a fim de promover ao dependente químico a oportunidade de rever sua história com outras pessoas que partilham do mesmo problema;
• Elaborar Plano de Pós-Tratamento, onde o dependente químico estabelece metas para a sua reinserção social, objetivando manter-se em abstinência de substâncias psicoativas, e metas para a reformulação dos comportamentos necessários, a fim de melhorar sua qualidade de vida;
• Realizar o Programa Familiar, que visa envolver a família no processo do tratamento do dependente químico, com o intuito de maximizar as chances de recuperação;
• Estimular o foco do tratamento para o processo de mudança pessoal.
A dependência química é uma doença progressiva que afeta o indivíduo em suas diversas dimensões: física, emocional e espiritual, gerando consequências na sua vida familiar, social, profissional etc. Nosso tratamento tem como objetivos conscientizar o indivíduo sobre a complexidade da doença e motivá-lo para:
• Viver em abstinência das substâncias psicoativas;
• Mudar o estilo e melhorar a qualidade de vida, reintegrando-se a sociedade;
• Desenvolver habilidades para lidar com sentimentos, saber identificá-los e expressá-los;
• Desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades e assumir a responsabilidade com sua recuperação;
• Trabalhar a auto-estima, assertividade e capacidade de realização;
• Aprender a compartilhar, confiar e acreditar.
No primeiro momento é realizado uma Consulta de Avaliação Diagnóstica, baseada nos critérios estabelecidos pela American Association Of Addiction Medicine, a fim de diagnosticar o grau de severidade de dependência química e definir a modalidade de tratamento mais adequada, que poderá ser:
• Ambulatorial (Sessões semanais de terapia em grupo e individual);
• Residência dia (Sessões diárias);
• Residencial (o dependente químico fica na instituição por um período de 60 à 120 dias).
O período do Pós-tratamento é a fase mais importante da recuperação, pois é o momento de reintegração do dependente químico no mundo real, com todos os seus problemas. Nesse momento ele precisa de todo apoio possível e é por isso que Vila Serena faz questão de fazer parte dele, além, sem dúvida, do apoio indispensável da família, da empresa e dos grupos de ajuda mútua - AA/NA. Essa fase é muito importante na consolidação da sobriedade. O Pós-tratamento se constitui como a segunda fase do tratamento. É realizado, semanalmente, através de terapia de grupo, conduzida por um terapeuta, durante o período mínimo de um ano.
A dependência química é uma doença que afeta não só o dependente como também todas as pessoas que com ele convivem, seja na família ou no ambiente de trabalho. Tendo isso em vista, oferecemos também um acompanhamento junto às famílias, com a disseminação de informações sobre a doença através de palestras no nosso Programa Familiar, com o intuito de:
· Informar sobre as características da dependência química e da co-dependência, e suas consequências no contexto familiar, laboral e social;
· Motivar os familiares a identificarem aspectos necessários de reformulação na dinâmica familiar;
· Propiciar à família oportunidade de melhora na qualidade de vida e de relacionamento com outras pessoas, especialmente com o dependente em recuperação;
· Facilitar a partilha com outras pessoas que têm problemas semelhantes.
O Programa Familiar é conduzido aos sábados, das 09:00 às 11:50 horas, utilizando como recursos: palestras, filmes especializados e discussões em grupo, onde é incentivado o compartilhamento com outras pessoas que têm problemas semelhantes.
São realizados, também, atendimentos aos familiares que convivem diretamente com o residente ou pessoas que sejam significativas, a fim de possibilitar à família um atendimento individualizado trabalhando-se as singularidades pertinentes ao caso, propiciar feedback em relação à evolução terapêutica do residente e preparar para o processo de alta da fase primária do tratamento.
O Programa Familiar não pretende substituir a psicoterapia. Se você está envolvido (a) em algum tipo de tratamento, achamos que deve conversar com o profissional responsável sobre seus planos de vir ao Programa Familiar.
Realizar palestras informativas e de sensibilização, sobre diversos temas, em empresas, cursos, seminários, simpósios e congressos. Capacitar e treinar profissionais dentro das Empresas, para que esses possam implantar medidas de prevenção, identificação, abordagem e intervenção junto ao funcionário que apresente problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.
A empresa deve tratar o assunto com profissionalismo e ética. O funcionário dependente químico precisa ser abordado com discrição, responsabilidade e segurança. Para isso, Vila Serena conta com uma equipe especializada, preparada para capacitar e treinar os profissionais da sua empresa.
A Política de Atenção, Prevenção e Assistência dentro da empresa tem como objetivos:
• Conscientizar e mobilizar os empregados da empresa sobre aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas;
• Propiciar um ambiente organizacional onde a empresa e o empregado sintam-se motivados a estabelecer, de forma assertiva, uma relação de ajuda.
Vila Serena realiza Simpósios Internacionais, Fóruns, Seminários e outros eventos visando atualizar e complementar o conhecimento técnico científico dos profissionais da área e demais profissionais interessados no assunto, possibilitando a troca de experiências e o aprimoramento das técnicas utilizadas.